Uma linha completa de fontes para a Magazine Luiza

É comum marcas gritarem no universo do varejo, e, sendo a tipografia a voz da marca, ela precisa ser muito bem considerada. Este projeto para a Magazine Luiza, desenvolvido em conjunto com a Tátil, é um primoroso exemplo de adequação tipográfica ao varejo.

Tudo começou no logotipo, o epicentro de todo o sistema de identidade. A redução do nome, de “Magazine Luiza” para apenas “Magalu” foi resolvida pela Tátil ao propor versaletes (desenhos maiúsculos, reduzidos) nas letras “M” e “L”. A Fabio Haag Type explorou variações em algumas rodadas de colaboração com os designers da Tátil, e refinou nos mínimos detalhes a versão aprovada. A partir dali, uma paleta tipográfica com três famílias foi criada, cada uma com a sua razão de ser: Magalu Títulos, Magalu Textos e Magalu Submarcas.

A Magalu Submarcas resolve uma necessidade prática do cliente: permite a sua equipe interna de design criar novas submarcas – seja para um novo produto ou serviço – de forma rápida, fácil e sempre integrada ao universo visual de Magalu. Eles conseguem isso através de 3 pesos da Magalu Submarcas, que replicam o design presente no logotipo, e ainda, oferecem uma variedade de desenhos alternativos e ligaturas especiais. É possível dar um charme especial a qualquer palavra, mantendo o tom de voz da marca Magalu.

A Magalu Títulos possui espacejamento compacto e proporções verticais reduzidas, que permitem a criação de títulos fortes e compactos. Versaletes proporcionam ainda mais densidade, quando necessário, à critério do designer. Já a Magalu Textos traz mudanças pensando na legibilidade em tamanhos pequenos, incluindo o ‘a’ com construção tradicional, além de mudanças gerais de proporção de cada glifo, inclusive dos acentos.

Os números ganharam uma atenção especial em todas as famílias. Numerais superiores e inferiores foram desenhados especialmente para facilitar a diagramação de preços, incluindo centavos reduzidos, sem distorções ou a necessidade de ajustes manuais.

Equipe: Fabio Haag (Direção de Criação e Design) e Henrique Beier (Engenharia); Pela Tátil Design: Ulliana Ferrari e Celso Onofre (Gestão de Projeto), Tania Savaget e Amanda Gebara (Estratégia), Elen Campos (Conteúdo), Renan Benvenuti, Marcelo Siqueira e Alexandre Opipari (Criação) e Ana Mendes (Revisão).

Confira as fontes em uso no site Magalu
Conheça outros trabalhos da Tátil Design de Ideias

Fontes Modificadas conciliam as vantagens das fontes prontas com as das sob medida: um equilíbrio na originalidade do design, no investimento e no tempo de entrega. Vamos conversar?