Uma linha completa de fontes para a Magazine Luiza

Fontes Exclusivas

É comum marcas gritarem no universo do varejo, e, sendo a tipografia a voz da marca, ela precisa ser muito bem considerada. Este projeto para a Magazine Luiza, desenvolvido em conjunto com a Tátil, é um primoroso exemplo de adequação tipográfica ao varejo.

 
Tudo começou no logotipo, o epicentro de todo o sistema de identidade. A redução do nome, de “Magazine Luiza” para apenas “Magalu” foi resolvida pela Tátil ao propor versaletes (desenhos maiúsculos, reduzidos) nas letras “M” e “L”. A Fabio Haag Type explorou variações em algumas rodadas de colaboração com os designers da Tátil, e refinou nos mínimos detalhes a versão aprovada. A partir dali, uma paleta tipográfica com três famílias foi criada, cada uma com a sua razão de ser: Magalu Títulos, Magalu Textos e Magalu Submarcas.

A Magalu Submarcas resolve uma necessidade prática do cliente: permite a sua equipe interna de design criar novas submarcas – seja para um novo produto ou serviço – de forma rápida, fácil e sempre integrada ao universo visual de Magalu. Eles conseguem isso através de 3 pesos da Magalu Submarcas, que replicam o design presente no logotipo, e ainda, oferecem uma variedade de desenhos alternativos e ligaturas especiais. É possível dar um charme especial a qualquer palavra, mantendo o tom de voz da marca Magalu.

A Magalu Títulos possui espacejamento compacto e proporções verticais reduzidas, que permitem a criação de títulos fortes e compactos. Versaletes proporcionam ainda mais densidade, quando necessário, à critério do designer. Já a Magalu Textos traz mudanças pensando na legibilidade em tamanhos pequenos, incluindo o ‘a’ com construção tradicional, além de mudanças gerais de proporção de cada glifo, inclusive dos acentos.

Os números ganharam uma atenção especial em todas as famílias. Numerais superiores e inferiores foram desenhados especialmente para facilitar a diagramação de preços, incluindo centavos reduzidos, sem distorções ou a necessidade de ajustes manuais.

As tipografias Magalu foram baseadas na Margem, uma original da Fabio Haag Type. Estas modificações são exclusivas ao cliente e vitais para este sistema de identidade coeso, flexível e impactante criado pela Tátil.

 

Confira as fontes em uso no site Magalu
Conheça outros trabalhos da Tátil Design de Ideias

 
 

Fontes exclusivas materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?


Notícias relacionadas