Ping Pong: a tipografia (e essência) da Conta Azul

Fontes Modificadas

Você acredita que o meu primeiro trabalho foi em um escritório de contabilidade? Aos 16 anos, eu fiquei algumas semanas no escritório do meu pai, somando manualmente pilhas de notas fiscais impressas. Foi a motivação necessária para me fazer procurar um estágio na minha área, rapidamente.

Vinte anos depois, quem diria, tive o prazer de trabalhar para a Conta Azul, uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil, simplificando a gestão contábil já de 800 mil empresas, inclusive essa.

A convite do estúdio Firmorama, modificamos em conjunto a fonte Margem para criar uma versão exclusiva para o novo universo visual de Conta Azul.

A ênfase foi em aumentar o reconhecimento da marca em todos os pontos de contato, mantendo a leitura fácil e com visual proprietário.

Para isso, o desenho das letras ‘f’, ’t’ e ‘u’ foi simplificado, enquanto a letra ‘e’ se tornou mais suave, ligeiramente mais pessoal. Como ponto marcante, a letra ‘g’ ganhou uma construção distinta. São alterações pontuais, em letras-chave, que resultam em uma textura diferente da original, exclusiva da Conta Azul.



“Queríamos que a tipografia tivesse destaque no nosso universo visual. Com esse desafio, a Firmorama trouxe o Fábio para o projeto. Além da flexibilidade dele e do time, também tivemos um retorno bastante rápido em relação ao trabalho que precisava ser feito. Como resultado final, temos uma fonte bastante funcional, exclusiva e aderente a nossa estratégia de marca.” — Victor Zanini, Design Manager, Conta Azul


“Trabalhar com Fabio foi um processo bastante fluido e colaborativo, e também uma maneira de aprofundar os conhecimentos no desenvolvimento de fontes exclusivas, pois há uma grande generosidade em compartilhar. Experiência muito positiva que nós do Firmorama pretendemos repetir diversas vezes.” — Jackson Peixer, Diretor Criativo, Firmorama

O nome Ping Pong é uma homenagem às mesas de jogos que sempre estiveram presentes na Conta Azul. Segundo eles, um pequeno lembrete de que o caminho também pode ser divertido! E eu acrescentaria, que ele vai e volta.

Confira a Ping Pong jogando bem no website Conta Azul

Descubra os detalhes da tipografia Ping Pong

Conheça outros projetos do estúdio Firmorama

Fontes Modificadas conciliam as vantagens das fontes prontas com as das exclusivas: um equilíbrio na originalidade do design, no investimento e no tempo de entrega. Vamos conversar?


Notícias relacionadas