Ping Pong: a tipografia (e essência) da Conta Azul
Você acredita que o meu primeiro trabalho foi em um escritório de contabilidade? Aos 16 anos, eu fiquei algumas semanas no escritório do meu pai, somando manualmente pilhas de notas fiscais impressas. Foi a motivação necessária para me fazer procurar um estágio na minha área, rapidamente.
Vinte anos depois, quem diria, tive o prazer de trabalhar para a Conta Azul, uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil, simplificando a gestão contábil já de 800 mil empresas, inclusive essa.
A convite do estúdio Firmorama, modificamos em conjunto a fonte Margem para criar uma versão exclusiva para o novo universo visual de Conta Azul.
A ênfase foi em aumentar o reconhecimento da marca em todos os pontos de contato, mantendo a leitura fácil e com visual proprietário.
Para isso, o desenho das letras ‘f’, ’t’ e ‘u’ foi simplificado, enquanto a letra ‘e’ se tornou mais suave, ligeiramente mais pessoal. Como ponto marcante, a letra ‘g’ ganhou uma construção distinta. São alterações pontuais, em letras-chave, que resultam em uma textura diferente da original, exclusiva da Conta Azul.
“Queríamos que a tipografia tivesse destaque no nosso universo visual. Com esse desafio, a Firmorama trouxe o Fábio para o projeto. Além da flexibilidade dele e do time, também tivemos um retorno bastante rápido em relação ao trabalho que precisava ser feito. Como resultado final, temos uma fonte bastante funcional, exclusiva e aderente a nossa estratégia de marca.” — Victor Zanini, Design Manager, Conta Azul
“Trabalhar com Fabio foi um processo bastante fluido e colaborativo, e também uma maneira de aprofundar os conhecimentos no desenvolvimento de fontes exclusivas, pois há uma grande generosidade em compartilhar. Experiência muito positiva que nós do Firmorama pretendemos repetir diversas vezes.” — Jackson Peixer, Diretor Criativo, Firmorama
O nome Ping Pong é uma homenagem às mesas de jogos que sempre estiveram presentes na Conta Azul. Segundo eles, um pequeno lembrete de que o caminho também pode ser divertido! E eu acrescentaria, que ele vai e volta.
Equipe: Fabio Haag (Dir. Criação e Design) e Henrique Beier (Engenharia); Firmorama: Jackson Peixer e Vítor Scarpato; Conta Azul: Victor Zanini e Erica Fonseca.
Confira a Ping Pong jogando bem no website Conta Azul
Descubra os detalhes da tipografia Ping Pong
Conheça outros projetos do estúdio Firmorama