Suzano: um ciclo vivo

O compromisso com a evolução constante para a Suzano vai muito além das palavras, está presente até em suas letras. Há 4 anos, a Fabio Haag Type projetou uma tipografia sob medida com o objetivo de tornar a marca Suzano mais amigável ao grande público. Menos B2B, mais B2C. Agora, junto com a Tátil Design, reinventamos nosso próprio trabalho mirando longe, juntos, no futuro.

A Tátil encontrou e consolidou o lugar de potência da Suzano na Inovabilidade — conceito que une inovação e sustentabilidade e que permeia todas as ações da Suzano. Surge uma nova expressão, representada pelo ciclo vivo, para transmitir constante evolução e dar protagonismo à marca-mãe, e na definição de movimentos futuros que garantam uma troca de valores no ecossistema. O resultado foi a amplificação da história da Suzano para levar ao mundo tudo que a marca tem realizado há quase 100 anos para criar soluções para as pessoas e o planeta.

A Tátil ampliou o uso da tipografia em busca de uma voz mais madura e protagonista, trazendo mais flexibilidade e uma maior conexão com o novo momento da marca. A construção das letras tem a mesma estrutura da anterior, preservando sua essência, mas agora os cantos arredondados deram lugar à precisão com terminações retas. Serifas quadradas em algumas letras da versão Display (como ‘i’, ‘j’ e ‘l’) injetam tecnologia na voz da marca e aumentam a acessibilidade, facilitando o reconhecimento destas letras individuais. Uma variação unicase, com formas maiúsculas e minúsculas na mesma altura, não deixa dúvidas de que a Suzano está em constante movimento, num ciclo vivo.

Fontes sob medida materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?

Fabio Haag Type: Ana Laydner, Henrique Beier, Eduilson Coan e Fabio Haag; Tátil Design: Fred Gelli, Ricardo Bezerra e Dandara Almeida (Direção Criativa); Mariana Hermeto, Eduardo França, Gustavo André, Lívia Perdigão e Bernardo Lima (Design); Bianca Cruz, Valentina Bahiense e Mari Soccodato (Negócios); Paula Marchiori, Rafael Bittencourt e Evelyn Vasconcelos (Estratégia); Daniela Varanda (Conteúdo); David Oliveira, Poliana Moreira Castro, Juliano e Marlon Aymes (Arte-final); Emannuel Zanoni e Newman Nascimento (Produção); Ana Mendes e Tania Belarmino (Revisão de Texto); Luiza Magalhães e Thaiane Gomes (Comunicação institucional); Bruno Biano (Pictogramas); Salsicha/Bad Samaritan (Ilustração) e Vicente Kubrusly (Programação criativa).