Suzano Sans: uma tipografia para aproximar diferentes públicos
Da fusão entre a Suzano e a Fibria, nasce a maior produtora de papel e celulose da América Latina, e uma tipografia exclusiva. A estratégia e identidade visual deste novo gigante brasileiro foi concebida pela IN Gestão de Marcas, que acionou a Fabio Haag Type para criar uma tipografia sob medida às necessidades deste projeto.
Um dos objetivos era mudar a percepção de marca de uma empresa B2B para incluir também o segmento B2C, próxima do dia-a-dia das pessoas. Por isso, a tipografia tem sutis cantos arredondados, suaves e amigáveis, e uma estrutura contemporânea, com detalhes distintos que conferem personalidade, notavelmente nas letras ‘g’, ‘E’ e ‘L’.
“Este é um exemplo prático da ponte entre a estratégia de marca e a forma visual das letras em si, relação essencial para a eficácia de qualquer tipografia corporativa. Aqui, os cantos sutilmente arredondados – que se fossem exagerados lembrariam os traços de uma caneta hidrocor, infantil – quebram a percepção rigidez de uma grande corporação, aproximando o público consumidor final, novo segmento definido pela estratégia.” – Fabio Haag
Resultado de 4 meses de trabalho em conjunto, a Suzano Sans tem 6 pesos, de Thin à XBold, e itálicos verdadeiros, com terminações sutilmente em curva nas letras diagonais ‘k’, ‘v’, ‘w’, ‘x’ e ‘y’ – uma característica exclusiva dos itálicos, inspirada na escrita à mão.
Equipe: Fabio Haag (Direção de Criação e Design) e Henrique Beier (Engenharia); Pela IN: Caio Campana (Direção de Design), Felipe Takashi e Pedro Cury (Design); Pela Suzano: Marcela Porto e Talita Sato.
Conheça o estúdio IN Gestão de Marcas
Veja a nova tipografia em ação no novo site da Suzano