Em solo e no céu: a nova tipografia da GOL embarca 56 fontes exclusivas

Fontes Exclusivas

Há meses sua comunicação anunciava: #NovaGOL. Uma série de melhorias graduais têm sido implementadas, da operação à experiência do cliente. Agora, este novo momento da GOL ganha forma visual, incluindo uma tipografia exclusiva. Desenhada pela Fabio Haag Type em colaboração com a FutureBrand, que assina a estratégia e a identidade visual, a família GOL Sans já decolou, embarcando um total de 56 fontes.


 
A prioridade do ambiente digital guiou o desenho das letras, que possuem traços simples e minimalistas, além de terminações abertas, que facilitam a legibilidade mesmo em telas de baixa resolução. Já a variedade dos tipos de usos — desde a sinalização dentro dos aeroportos até peças com espaço restrito, como um cardápio à bordo em vários idiomas — determinou a extensão desta família tipográfica: 6 variações de peso, 4 de largura, itálicos verdadeiros e versões específicas para uso em títulos ou textos e UI.
 


 
No desenho para uso em títulos, a barra das letras ‘e’, ‘P’ e ‘R’ é inclinada – um detalhe sutil, que confere expressividade sem prejudicar a legibilidade. Agora, o simples anúncio de um preço, com o símbolo R$ em destaque, revela que é a GOL quem está falando. Já na versão para textos, além do desenho mais convencional de algumas letras, a altura das ascendentes e descendentes é maior, assim como o espacejamento.
 

“Este projeto evidencia todas as vantagens de uma tipografia proprietária: foi criada em conjunto com o estúdio FutureBrand e também com as equipes de design e tecnologia do cliente; pesos e estilos foram concebidos criteriosamente para atender as necessidades específicas da GOL. E além de tudo, o design é exclusivo, de ninguém mais, um valioso ativo para a marca GOL.” – Fabio Haag, type designer




“Mais uma parceria de sucesso com o Fabio Haag, a GOL Sans tem a praticidade de uma fonte proprietária, potencializada por uma estética única, nascida para o ambiente digital. A GOL agora tem mais um asset importante para aumentar o reconhecimento de sua marca.” – Arnaldo Bastos, Team Leader, FutureBrand São Paulo

Além das vantagens na perspectiva de comunicação, uma tipografia própria é um investimento propriamente dito, pois livra o cliente do pagamento por complexas licenças de uso de fontes já existentes, muitas com restrições que dificultam a implementação correta da identidade para uma organização do porte da GOL.
 

“Evoluímos diversos elementos da nossa identidade e a nova fonte foi desenvolvida como parte desse processo. A GOL Sans traz mais propriedade para a comunicação da marca e consistência visual em todos nossos pontos de contato. Todo o processo de criação foi colaborativo e estamos felizes com o resultado.” – German Goytia Carmona Junior, Gerente de Marketing, GOL

 

Visite o site da FutureBrand

 

Fontes exclusivas materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?


Notícias relacionadas