Spaten: a história em uma fonte variável

Uma marca que nasceu em Munique em 1397, e inaugurou o estilo Munich Helles, Spaten atravessou o tempo. Pode uma marca de mais de 600 anos se conectar ao público atual? O medieval pode ser moderno?

À convite do estúdio Ana Couto, projetamos uma tipografia exclusiva para protagonizar uma identidade visual inspirada no neomedieval.

Acreditamos que uma tipografia corporativa bem sucedida equilibra expressividade com funcionalidade. É preciso haver elementos proprietários para facilitar o reconhecimento da marca. Para Spaten, partimos das letras do logotipo — que possui um ’S’ distinto — e as expandimos para uma tipografia completa. Cada letra, número e acento carrega a história da Spaten.

“Apurar o seu lado admirável” foi o fio condutor que deu consistência ao projeto. ‘Apurar’ significa aperfeiçoar e aprimorar: pessoas, qualidades e verdades através do tempo. Quanto mais tempo passa, mais apurado fica. Este movimento está presente na tipografia variável, que transita entre o tradicional e o contemporâneo com a precisão de um slider, oferecendo muita versatilidade à comunicação. Em promoções e mensagens de varejo, a versão com baixo contraste grosso/fino oferece força e impacto, enquanto no outro extremo, os traços finos e esculturais — evidentes em ‘C’, ’S’, ‘3’ ou ‘7’ — revelam a riqueza e a sofisticação desta cerveja histórica.

A Spaten Variable demonstra o uso consciente da tecnologia de fontes variáveis aplicada de forma genuína à história da marca. Um brinde!

Fabio Haag Type: Henrique Beier, Eduilson Coan, Ana Laydner e Fabio Haag; Equipe Ana Couto: Danilo Cid, Rafael Torres, Julia Garcia, Luiza Cortoni, Isabella Herdy, Gabriel Martoni, Fernando Contato, Lucas Figueira, Julia Sobral, João de Braz, Allesandra Dias e Nelson Guimarães. Equipe Ambev: Pedro Adamy, Peter De Albuquerque, Joice Carvalho e Gabriela Sebba.

Fontes sob medida materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?