Equilibrando Leveza e Convicção: O Design da Flash Sans

Inicialmente focada em benefícios, a Flash expandiu sua atuação se tornando uma plataforma completa de Gestão da Jornada de Trabalho, fornecendo desde soluções para a gestão de benefícios e despesas corporativas, até a gestão de pessoas.

Para refletir o novo momento, era vital evoluir as expressões da marca. Sob o comando da equipe interna de marca e design, diversos pontos de contato foram atualizados: o layout do cartão físico, as cores, ilustrações, animações e, é claro, a fonte. Aliás, você vê um flamingo naquela letra g?

O desafio era transmitir leveza na comunicação com os colaboradores, e ao mesmo tempo, manter a convicção necessária para o público financeiro.

A Flash foi inspirada na gestualidade da mão humana, visível nas terminações de letras como como a, c, f, s, C, G e S. A construção das letras sem esporas das letras m, n e u chama a atenção, enquanto a estrutura sem serifas, convencional, joga à favor da legibilidade. Aliás, há uma variação específica para uso em tamanhos de texto, onde a forma ousada da letra g e os detalhes gestuais de várias outras dão lugar a um design mais neutro e legível.

Ao todo, são 32 estilos para acompanhar as pessoas em cada etapa da jornada.

“In an extremely collaborative and rich process, our new typography came to seal an important moment of evolution and maturation for Flash. The Fabio Haag Type team masterfully translated the lightness, movement, and personality that are so much a part of our way of being, further enriching our visual identity.” — Camila Engel, Creative Coordinator at Flash

Fabio Haag Type Studio: Henrique Beier, Ana Laydner, Sofia Mohr, Eduilson Coan, Luciana Haag, and Fabio Haag.