Farinha Láctea Nestlé: do logotipo nasce uma família tipográfica
O produto que deu origem à Nestlé no mundo, criado na Suíça há mais de 150 anos, passou pela mesa de nossas avós e mães até chegar a nós hoje.
Farinha Láctea Nestlé é uma marca que mora nos corações de gerações de brasileiros e que ganha agora uma tipografia proprietária — que nasce a partir do rebranding apresentado ao mercado em julho.
Com linguagem lúdica para se aproximar ainda mais do público infantil, o novo universo visual de Farinha Láctea foi a inspiração para a criação do logotipo que, por sua vez, abriu caminho para o nascimento da tipografia. A identidade visual é assinada pela FutureBrand São Paulo e a tipografia pelo Fabio Haag Type.
A nova família foi batizada de Farine Lacteé Nestlé, nome original do produto na Suíça, como homenagem ao seu legado. Presente em toda a comunicação, a nova fonte facilita o reconhecimento do universo da marca, além de ser um ótimo recurso para diferenciação na gôndola. E, o mais importante: impossível de ser replicada por qualquer concorrente, já que foi feita com exclusividade para a Farinha Láctea Nestlé.
“No processo de revisitar o propósito e promessa de marca em busca de diferenciação, tratamos cada detalhe com muito cuidado, inclusive desenvolvendo uma tipografia própria, única e linda, como é a história desta marca e o seu papel no mundo.” — Rodrigo Demarchi, Head de Marketing de Cereais da Nestlé.
O design carrega ingredientes amigáveis, como as terminações arredondadas, ao mesmo tempo em que busca inspiração no Art Déco do início do século XX, visível em letras como ‘M’ ou ’N’, e nas ligaturas com letras elevadas ou grifadas. O resultado é uma interpretação muito contemporânea que honra a história deste clássico que atravessa gerações.
Uma mistura original e saborosa, capaz de carregar a marca para as próximas décadas.
Fabio Haag (Direção de Criação & Design), Henrique Beier (Design & Engenharia) e Ana Laydner (Design); Nestlé: Amanda Santos, Lígia Françoso, Mayra Messora e Rodrigo Demarchi; FutureBrand: Amanda Oliveira, Daniele Aragão, Matheus Calderoni e Thomás Debeus