Bradesco Sans: um investimento garantido

Fontes Exclusivas

Marcas com o alcance do Bradesco — mais de 70 milhões de clientes e 76 mil pontos de atendimento atravessando o Brasil — têm um desafio à altura: apresentar-se de forma consistente, facilmente reconhecível, em todos os pontos de contato com seus públicos. Uma tipografia corporativa ajuda a resolver este problema carregando a identidade da marca em cada palavra escrita, do comercial na TV até o terminal de auto-atendimento.

A Fabio Haag Type encarou o desafio de criar a voz tipográfica do Bradesco, em conjunto com o estúdio Superunion, a agência Publicis e diretamente com o Design Team de Bradesco.

A Bradesco Sans é o resultado de um ano e meio de desenvolvimento e um total de 14 idéias tipográficas consideradas. Seu design respeita o espírito geométrico da tipografia anterior, porém, com menor rigidez. Há um maior equilíbrio entre a precisão geométrica e a intuição da mão humana.

Buscamos a expressividade no conjunto, onde terminações inclinadas das letras ‘c’, ‘e’ ou ’s’ convivem em harmonia com terminações verticais, como em ‘l’, ‘r’ ou ‘y’. Individualmente, os traços ascendentes ou descendentes (letras ‘b’, ‘d’, ‘h’, ‘k’, ‘l’, ‘p’, ‘q’ e ‘t’) terminam em ascensão derivada do símbolo de Bradesco, e presente também em suas diversas assinaturas.

Cada detalhe, do desenho do ponto final até os acentos, em todos os pesos, assim como cada peso em si (quão pesado deve ser o Bold? Quão leve deve ser o Light?) foi considerado e testado para funcionar desde em um grande outdoor até na interface de um app.

Além das vantagens sob o ponto de vista de construção de marca, as fontes exclusivas Bradesco Sans trazem uma praticidade logística e financeira: as fontes podem ser distribuídas a todo o público interno e aos fornecedores sem qualquer restrição ou custos de licenciamento, perpetuamente. As fontes são um verdadeiro ativo do Bradesco — um investimento garantido.

A estréia da nova tipografia foi na belíssima campanha de final de ano do Bradesco:

Conheça outros trabalhos da Superunion e da Publicis.

Fontes exclusivas materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?


Notícias relacionadas