Banco BV: uma fonte sob medida para um papo leve

O banco BV tem como proposta levar tranquilidade financeira para a vida de pessoas e empresas, promovendo uma conversa leve e aberta sobre dinheiro. E para isso, tinha a necessidade de uma fonte que ajudasse na fluidez dessa conversa com seus colaboradores, clientes e sociedade.

Não à toa, o projeto iniciou com uma boa conversa, num workshop reunindo diversas equipes do banco BV com a Fabio Haag Type. Desta dinâmica, descobrimos que era preciso aprimorar o atributo central da identidade da marca banco BV sintetizado no slogan “Leve para a vida”.

Oito ideias tipográficas foram apresentadas, resolvendo o desafio de maneiras diversas, e a liderança e os designers do banco BV foram unânimes em qual ideia deveria evoluir para a etapa de Conceito. Lá, com um mapa de caracteres maior e todos os pesos, tivemos a certeza de que a intuição do cliente estava acertada. A solução vencedora nasceu do próprio logotipo, inspirando-se no ângulo de inclinação do “V” e nos cantos arredondados. O design é limpo, claro e, o mais importante, leve, como a marca.

A nova família tipográfica é uma poderosa ferramenta de comunicação, com um total de 24 fontes, com pesos de Thin à ExtraBold, incluindo uma versão específica para uso em textos, onde a letra ‘a’ tem uma construção de dois andares e as letras ‘f’ e ’t’ ganham a barra no lado esquerdo; decisões de design para facilitar a leitura em tamanhos pequenos e textos mais longos.

Uma fonte leve que ajuda o banco BV a abrir as portas para novas conversas, em qualquer palavra escrita.

Fabio Haag (Dir. de Criação), Ana Laydner (Design Lead), Henrique Beier (Design e Engenharia), Eduilson Coan (Design) e Thiago Bellotti (Design); Banco BV: Conrado Cotomácio, Catharina França, Heloisa Feitosa, Alex Novaes, Vinicius Spanghero, Vinicius Bellacosa, Italo Teixeira, Luana Grybosi e Vivian Terzini;

Fontes sob medida materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?