Votorantim Sans: a consolidação de uma grande marca

Fontes dão forma visual a linguagem verbal. Fontes corporativas materializam estratégias de marca, carregam a personalidade individual e o seu DNA em cada palavra escrita. Num ambiente cada vez mais saturado, falar visualmente com a sua própria voz, de forma consistente, traz uma vantagem poderosa; e grandes marcas têm se utilizado disso.

A Votorantim está completando 100 anos e refletiu sobre a sua história e o seu futuro em conjunto com a Interbrand, revisando sua arquitetura de marcas e identidade visual.

A Fabio Haag Type participou desde o início deste processo com um objetivo claro: criar uma família tipográfica para que todas as marcas investidas falassem uma única voz — consistente, contemporânea e exclusiva.





Durante a exploração conceitual, quatro caminhos visuais foram testados através de diversas palavras-chave, já em vários pesos, pois é fundamental avaliar se um conceito tipográfico resistirá em pesos extremos, como Thin ou Black.
 

 

O conceito vencedor tem a funcionalidade de um estilo sem-serifas humanista, aliado a detalhes arredondados, distribuídos na medida certa para compor uma tipografia equilibrada, funcional e proprietária.



A letra ‘g’ salta aos olhos com uma construção ousada, conferindo exclusividade ao design, enquanto as contra-formas amplas facilitam a legibilidade em tamanhos pequenos, especialmente em dispositivos digitais.

São 12 fontes, do peso Thin ao Black com itálicos, que oferecem flexibilidade ao permitir a criação de títulos fortes ou delicados, além de textos confortáveis para leitura em diversos tamanhos.






A Fabio Haag Type também desenvolveu um conjunto de ícones proprietários, expandindo o conceito criado pela Interbrand em 200 ícones alinhados ao universo visual da marca, disponíveis em diversos formatos de imagem, assim como em uma fonte digital.



O resultado positivo de 8 meses de trabalho e colaboração constante é visível em Nexa e CBA, as primeiras marcas investidas da Votorantim a implementar as novas fontes. Todos os elementos da identidade estão integrados e se complementando num mesmo tom de voz, próprio de uma marca forte.

Fontes exclusivas materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?