Um pedido muito especial preparado para e com o iFood

Quando falamos de tipografia para produtos digitais, é comum cairmos em fontes genéricas; muito funcionais, e por conta disso, convencionais. Mas quando o app é a principal forma de relacionamento com a marca, ele precisa também entregar uma personalidade própria para consolidar sua identidade.

Qual a quantidade certa de tempero para esta receita? É preciso chamar todos para a cozinha, e foi isso o que fizemos para o iFood, juntos com a FutureBrand São Paulo.

A colaboração é mais do que um valor na nossa cultura, é uma prática que assegura o sucesso dos projetos. Antes de qualquer traço, reunimos lideranças de diversas áreas do iFood, a agência Suno e a FutureBrand, para uma dinâmica estruturada de duas horas. Nesta imersão, ouvimos as dores ao utilizar as fontes anteriores sob diferentes perspectivas. Além disso, encontramos os pontos de convergência nas expectativas de cada um, o que possibilitou construirmos juntos os critérios de sucesso do projeto para que ele atendesse a toda a organização.

Ser uma identidade reconhecível através da tipografia. Uso consistente, aproximando o produto e a comunicação. Com estas premissas, apresentamos 11 ideias tipográficas — palavras-chave no peso Regular — para avaliação em conjunto.

Com os sliders de personalidade acordados na imersão, três ideias apresentaram o potencial para atender os desafios, com ênfases em aspectos diferentes. Expandidos em Conceitos, analisando todos os pesos, o cliente pode tomar uma decisão bem fundamentada sobre as letras que se transformariam no tom de voz visual do iFood.

As formas bem abertas e pouco usuais de letras como ‘f’, ‘t’ e ‘r’ inspiram tecnologia sem trazer a frieza geralmente associada com ela. Além disso, elas conferem distinção (buscando facilitar o reconhecimento de marca) enquanto as outras, mais convencionais, garantem um equilíbrio no conjunto e a leiturabilidade geral (o conforto de leitura). Ainda assim, uma versão específica para textos altera o desenho de letras como ‘a’ e ‘g’ priorizando a legibilidade individual em tamanhos pequenos.

As fontes Tipo iFood geram distinção sem cair em modismos; são autênticas, carregam a personalidade da marca e entregam, na experiência do usuário, os atributos presentes na comunicação.

“Com diversas trocas, workshops e testes, criamos uma tipografia que abraça nosso universo visual e traduz nosso posicionamento, ao mesmo tempo em que é bastante funcional e responde ao nosso desafio de escala.” — Victor Zanini, Head of Design Ops, iFood
“Nosso desafio era não só traduzir o posicionamento para o desenho da tipografia e elementos visuais, mas enxergar em cada letra e palavra o potencial de conexão com os públicos do iFood, equilibrando estética e funcionalidade, encantando em cada detalhe.” — Felipe Luz, Sócio e Diretor, FutureBrand

Fabio Haag Type: Henrique Beier, Eduilson Coan, Ana Laydner, Thiago Bellotti e Fabio Haag; FutureBrand: Ewerton Mokarzel, Arnaldo Bastos, Felipe Luz, Amanda Oliveira, Nicole Assad; iFood: Ana Moraes, Bruno Montejorge, Bruno Okada, Cako Martin, Clayton Magalhães, Edmar Almeida, Francisco Júnior, Karina Floriani, Lívia Uezato, Marina Moreira, Nil Santana, Stella Ross, Victor Zanini, Victoria Carvalho, Vivian Jung; Suno: Benjamin Yung.

Fontes sob medida materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?