Rico em detalhes

Da Vinci escreveu que são os detalhes que fazem a perfeição, e que a perfeição não é um detalhe. Quando a Tátil Design nos convidou para auxiliá-los no desenho do logotipo Rico, eles sabiam muito bem o que Da Vinci queria dizer.

Nós, type designers, temos uma vantagem em relação aos designers gráficos. Temos o privilégio (alguns dirão que é maldição) de trabalhar focados apenas em retas e curvas, preto e branco, todos os dias. Não existem camadas de elementos, cores, fotografia ou grafismos para nos preocupar; apenas o preto e o branco, de formas e contra-formas.

Nosso desafio foi explorar possibilidades que trouxessem maior fluidez, com curvas mais naturais. A ligatura “co” foi particularmente difícil. A abordagem geométrica resulta em formas mais rígidas. Compensações visuais foram feitas para alcançar um traço mais orgânico. Um novo ângulo da terminação no “c” trouxe mais equilíbrio entre os lados. Variações para a letra “r” também foram testadas; um exercício que só reforçou a harmonia da forma original. No final, ele recebeu apenas um truque: seu tamanho foi reduzido, já que sua parte superior dá a ilusão de ter maior altura.

Um processo minucioso, mas visível até para quem não tem um relacionamento monogâmico com as formas básicas, como nós. Afinal, não estamos falando de detalhes.

Fabio Haag (Type Design); Tátil: Renan Benvenuti, Camila Dias, Luiz Fernando, Vanessa Clark e Karla Ribeiro;