Itaú Personnalité: um novo premium no horizonte
Como a tipografia pode ajudar a rejuvenescer uma marca tradicional? O que significa ser premium, hoje? Foi uma honra colaborar com a equipe de design responsável pela marca mais valiosa do país, o Itaú, para responder estas questões no redesign do Personnalité.
A estratégia foi direcionada para colocar ainda mais o cliente no centro das decisões. Na linguagem visual como um todo, sai o dourado, que remetia a jóias e ao antigo luxo, e entra uma abordagem mais minimalista. Premium hoje é sobre economizar tempo para o que realmente importa. Sai a complexidade, entra a precisão, a inteligência e a vitalidade.
Antes de chegarmos ao logotipo, é vital detalhar os demais elementos da linguagem, pois o conjunto deles se torna maior do que a soma de suas partes, revelando como esta identidade evoluiu com propriedade.
A marca se libertou da “caixa” e a linha que a dividia se tornou o ponto focal da história da marca. Ela ganha vida e sustenta as peças de comunicação. A linha está presente nos elementos fotográficos e nas ilustrações, por vezes se multiplicando em listras de forma contemporânea. A linguagem, apesar de minimalista, é elástica e consegue assumir diferentes desdobramentos para campanhas.
A tipografia institucional e a iconografia do Itaú foram mantidas para trazer eficiência e reconhecimento para as marcas, mas a tipografia do logotipo Personnalité é única. Abandonar a imponência da caixa-alta trouxe mais proximidade e leveza; a sofisticação vem sem exageros através de um sutil aumento no contraste entre os traços grossos e finos. A linha do horizonte é reforçada no acento da letra ‘é’, com reflexos na construção minimalista do ’t’ e no pingo do ‘i’.
As mais de vinte opções, a participação de todos os designers do nosso estúdio, as trocas constantes com a incrível equipe do Itaú, tudo isso baseado em uma aprofundada pesquisa e análise comportamental, foram essenciais para o sucesso deste projeto.
Equipe: Fabio Haag, Henrique Beier, Ana Laydner e Eduilson Coan. Itaú: Marina Riecken Monteiro, Clayton Caetano, Eduardo Tracanella, André Azevedo, Aline D’Ávila Bozzi, Lucas Mayer, Diego Oliveira e Sarah Machado.