As novas marcas da Globo vieram para brilhar em todas as telas

Em 2018, a Fabio Haag Type trabalhou na marca Globoplay, quando o ‘l’ ganhou terminações diagonais sugerindo um botão de ‘play/start’. Agora, fomos convidados para auxiliar o Squad da nova Marca Globo na expressão visual de outras marcas, incluindo a maior de todas, a da própria Globo.

Globo, TV Globo, Globoplay, Globo.com e GE passam a ter a mesma tipografia nas suas marcas, criada a partir do trabalho interno de uma equipe multidisciplinar da Globo, contando com a expertise da Fabio Haag Type na exploração de variações estilísticas e no refinamento minucioso de diversas versões, otimizadas para diferentes tamanhos de tela e cores de fundo.

O ‘l’ com terminações diagonais virou protagonista e está no elenco das outras marcas, materializando a integração do grupo. As demais letras seguem uma construção geométrica, com terminações em ângulo, em letras como ‘g’ e ‘y’, e horizontais, como em ‘c’ e ‘e’. Essa particularidade concilia o estilo adotado em 2018 para o Globoplay e a herança visual da TV Globo.

Cada assinatura possui versões otimizadas para usos diferentes: nas reduções, formas complexas como a letra ‘e’ ganham uma contraforma maior, além de espacejamento mais aberto, facilitando a legibilidade em tamanhos pequenos. Além disso, as assinaturas também possuem uma variação para uso sobre fundo escuro. Nestas situações, uma conhecida ilusão de ótica faz com que as letras pareçam mais pesadas, se não houver a compensação visual.

Não importa o tamanho da tela, as novas marcas da Globo vieram para brilhar.

Fabio Haag (Consultoria e Design Tipográfico); Sergio Valente e Mariana Sá (Direção de Criação); Carolina Miranda, Christiano Calvet, Julio Marcello, Lara Miranda, Lorena Moreira, Marcelo Valente, Ricardo Moyano (Squad Design); Manuel Falcão, Washington Teotônio e Bernardo Magalhães (Planejamento e estratégia); Suzana Poli e Didi Lima (Operações);