Uma dose de vitalidade ao Banco do Brasil

Quem não conhece a Arial? A fonte que acompanha o Windows há quase 30 anos é sinônimo de “escolha padrão”. E no mundo atual das marcas, onde elas buscam aperfeiçoar cada oportunidade de interação, “padrão” significa uma oportunidade desperdiçada. Dois terços das 10 marcas mais valiosas do mundo já sabem disso e encomendaram fontes sob medida.


Na campanha de final de ano, o Banco do Brasil abandona a Arial após 25 anos e apresenta a sua fonte própria, sob medida e exclusiva. Foi projetada ao longo de 8 meses pela Fabio Haag Type, junto com a FutureBrand e as equipes de Marketing e UX do Banco do Brasil.
Ao lado de uma nova paleta de cores, estilo de ilustração e fotografia, a nova tipografia dá vida a uma identidade mais vibrante, alegre e humana. Partindo da palavra-chave “serotonina” — hormônio envolvido na felicidade e bem-estar —, a Fabio Haag Type projetou letras com movimento e energia.
A nova personalidade se manifesta nas letras construídas com movimentos gestuais, como ‘e’ ou ‘g’, por exemplo, e também em detalhes, como no topo do ‘f’ e nos traços de saída das diagonais, como ‘v’, ‘w’, ‘x’ e ‘y’.



Toda essa vivacidade salta aos olhos em tamanhos de títulos e agora diferencia qualquer mensagem escrita pelo Banco do Brasil. Já em tamanhos menores e textos longos, uma variação de design mais funcional foi criada, onde os elementos ousados dão lugar à convenção, favorecendo a legibilidade e o conforto de leitura.


No design tipográfico, cada detalhe é sempre considerado e analisado com rigor, mas neste projeto, demos uma atenção ainda maior ao desenho dos números. Sabíamos que a legibilidade, mesmo em tamanhos grandes, era vital. Por isso, a gestualidade se reflete nos números através de construções bem abertas, como no ‘3’, ‘5’, ‘6’ e ‘9’. Uma comparação com a Arial evidencia a vantagem desta abordagem, especialmente em tamanhos pequenos em dispositivos digitais de menor resolução.


Aos poucos, a comunicação do Banco do Brasil começou a implementar as mudanças na identidade, iniciando pela paleta de cores. Nas campanhas mais recentes, os títulos, mesmo em Arial, eram ousados. Agora, com a estreia da nova tipografia, cada palavra contribuirá para renovar a imagem da marca Banco do Brasil.



Confira alguns comerciais estrelando a nova tipografia:
Fabio Haag (Dir. Criação e Design), Ana Laydner (Design), Luisa Leitenperger (Design) e Henrique Beier (Design e Engenharia); FutureBrand: Ana Virtuozo, Natália Melo, Diego Oliveira, Gustavo Vasconcelos, Raissa Machado, Juliana Bezerra e Rodrigo Valdevite; Banco do Brasil: Juliana Souto, Luiz Fernando Rezende, Poliana Cunha e Thiago Padrão (Equipe de Branding), André Costa, Erick dos Santos, Claudio Cologni e Lucas Barcellos (Equipe de UX).