Zé Delivery: Digital e o Vernacular Entram em um Bar

Junto com a FutureBrand, encontramos na xilogravura — técnica de impressão vernacular — a inspiração para o design da tipografia do app que desenrola o rolê do Brasileiro.

Zé Delivery acredita que o rolê mais divertido é espontâneo e improvisado. É até um traço de brasileirice planejar menos e fluir mais. Improvisamos. Na rua, chinelos viram golzinhos para o futebol e qualquer coisa vira mesa de bar. Esse lugar confortável não pelas cadeiras de plástico, mas pelos amigos sinceros.

Para um mundo com menos “bora marcar?” e mais “bora!”, bebemos da xilogravura, que faz parte do nosso imaginário gráfico popular. Com a arte esculpida em madeira e utilizada como se fosse um carimbo, esta técnica de impressão se popularizou por ser acessível, mas até hoje é utilizada pela sua estética brasileiríssima, manual e sem igual.

A fonte Gelada tem os traços retos irregulares e as quebras nas contra-formas lembram este processo de impressão artesanal. A cintura alta das maiúsculas aproxima o desenho do universo vernacular, de rua; transmite improviso e agrega muita personalidade.

Além de itálicos usuais, temos nos cardápio itálicos reversos; como aquele garçom ágil que serpenteia entre as mesas cheias, eles materializam a promessa de chegar rapidinho, sem derrubar uma gota sequer da identidade da marca.

Em um contexto digital onde tantos apps se parecem iguais, Zé Delivery se destaca com facilidade e de forma autêntica, batendo na mesa a sua identidade de marca. E para equilibrar expressividade e funcionalidade, a família tipográfica possui uma versão com ajustes pontuais de design, melhoram a legibilidade em tamanhos pequenos.

“Quero destacar a coragem do cliente ao confiar no processo e aprovar um caminho tipográfico impactante. Criar marcas que se destacam exige ousadia não apenas nas palavras mas em decisões. Temos aqui os ingredientes para uma identidade marcante, preparados e misturados em conjunto com a sua equipe interna de design e a FutureBrand, que irão diferenciar a comunicação de Zé de todos os demais no mercado. Um brinde!” — Fabio Haag

Estúdio Fabio Haag Type: Ana Laydner, Sofia Mohr, Henrique Beier, Eduilson Coan e Fabio Haag.