Tramontina: o prazer de escrever bonito
De utensílios para a cozinha a ferramentas de jardinagem, são 22 mil produtos presentes em mais de 120 países. Esse é o universo abrangente e encantador da marca Tramontina. Abraçar todos esses segmentos pode ser um desafio para a tipografia, que deve funcionar e fazer bonito em canais e aplicações muito variados.
Conscientes do desafio, a Fabio Haag Type começou como sempre faz em projetos de fontes sob medida: ouvindo. Em uma dinâmica ágil e proprietária, lapidada por anos de experiência atendendo grandes empresas e velozes unicórnios, reunimos o Marketing Corporativo, ao lado de diversas áreas da Tramontina e o estúdio ZON Design, para descobrir os desafios tipográficos reais, presentes no dia a dia de cada um. Pudemos juntos pensar os potenciais que uma tipografia sob medida para a Tramontina tinha para oferecer, sob o ponto de vista dos diferentes setores da empresa. Esta etapa é vital, pois todos precisam estar alinhados desde o início para garantir que, ao final, a tipografia seja implementada com sucesso e atenda toda a organização.
Chegamos em duas premissas principais. A tipografia precisaria ter personalidade suficiente para, com o tempo, provocar a lembrança de marca sem a presença do logotipo. Ao mesmo tempo, precisaria ser flexível para funcionar, não somente em diferentes situações — de um comercial de TV até a tabela de especificações técnicas em uma embalagem —, mas também para falar de temas variados, seja para anunciar uma linha de panelas premium ou ferramentas para a construção civil. Entre os desafios, também estavam questões funcionais claras, como a legibilidade no ponto de venda e no e-commerce, até questionamentos mais abertos: como padronizar sem “engessar” a comunicação?
A equipe da Fabio Haag Type chegou a um total de 9 ideias tipográficas. Através de outra dinâmica ágil, o grupo pode avaliar os pontos fortes e fracos de cada uma em conjunto com os nossos designers, sempre atentos aos objetivos do projeto estabelecidos no workshop anterior. Duas opções foram selecionadas e avançaram à etapa de Conceito, onde as ideias são expandidas em diferentes pesos, novas letras, números e pontuação são desenhados, para avaliarmos rigorosamente a funcionalidade e flexibilidade da solução.
O design aprovado alterna a robustez das serifas do “m” e “r” com traços suaves e elegantes, como as terminações do “a” e “i”, conciliando diferentes expressões numa harmonia singular. A personalidade permeia os glifos de forma sutil, mas é evidente na, como a barriga da letra ‘a’, na construção ousada do ‘g’, ou ainda pelos detalhe no ’t’ e no número ‘1’.
Em textos, ajustes específicos adaptam o design para uma melhor performance, mesmo em dispositivos de baixa resolução. Entre eles, as eventuais serifas são eliminadas proporcionando maior nitidez, e sutis ajustes de espacejamento e peso contribuem para um desempenho superior em tamanhos pequenos.
“Estamos sempre em busca de trazer mais personalidade à nossa marca e a parceria com o Fabio Haag e seu time foi muito feliz. A partir de agora, a Tramontina tem um ativo importantíssimo de design, que reforça nossa identidade e nosso jeito de ser. A tipografia proprietária contribui para nos apresentarmos como uma marca relevante, inspiradora e que preza pelo prazer de fazer bonito. O projeto contou com equipes de diversas áreas e o resultado é uma fonte exclusiva, que traduz a marca de forma coerente, em todos os segmentos em que atuamos.” — Rosane Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina
Fabio Haag (Dir. de Criação), Eduilson Coan (Design Lead), Henrique Beier (Design e Engenharia), Ana Laydner (Design) e Thiago Bellotti (Design); Tramontina & ZON Design;