Tipografia Natura: Com Licença, Neutralidade

“O estúdio do Fabio Haag é a nossa maior referência e essa admiração se materializou no projeto da nova tipografia Natura: um processo criativo de excelência, com discussões profundas e uma entrega que não apenas atendeu, mas superou todas as nossas expectativas.” — Marcel Vieira, Gerente Sênior Global de Branding & Direção Criativa

Natura é uma marca 100% brasileira que, desde sua fundação, acredita no poder das relações e da cosmética para despertar bem estar bem. Combina o melhor da ciência com a potência dos ingredientes da sociobiodiversidade amazônica para criar produtos que unem performance, sensorialidade e impacto positivo. Com presença global e uma comunidade vibrante de mais de 3 milhões de consultoras, é um exemplo de que beleza e responsabilidade social caminham juntas.

Uma tradicional fonte sem serifas serviu bem a Natura durante sua expansão global. Agora, ao buscar uma solução proprietária, o objetivo não era recomeçar do zero, mas evoluir. A chance de trazer um pouquinho do calor brasileiro em cada palavra escrita pela Natura.

Por trás da estrutura sem serifas convencional se esconde um refinamento primoroso do desenho, equilibrando formas e contraformas, que fornece uma base sólida de neutralidade e legibilidade, necessária para ela funcionar plenamente nos diversos contextos de uso.

Um toque de calor humano aparece nas terminações das letras a, c, e, e s, trazendo uma sutil expressividade derivada da pena caligráfica. Os pingos de i e j, e a pontuação, antes quadrados, agora são redondos, fluidos. São detalhes pequenos, mas que juntos quebram a neutralidade com gentileza.

Para garantir a performance em todos os pontos de contato, desenvolvemos três versões ópticas: Display para encantar em grandes tamanhos, Text priorizando o conforto de leitura, e Micro para clareza máxima em aplicações muito pequenas. Um robusto sistema tipográfico com 40 fontes, incluindo pesos de Hairline à Black.

Ao lado do estúdio Ana Couto, também atuamos na exploração tipográfica das letras do logotipo e no refinamento minucioso das formas, pesos e curvas do icônico símbolo da rosácea.

O resultado são letras que respeitam a herança existente e evolui as mensagens ao conferir mais calor e humanidade. Um tom de voz sensível e confiável, que reflete os valores de sustentabilidade e bem-estar de uma marca global com coração brasileiro.

Estúdio Fabio Haag Type: Henrique Beier, Ana Laydner, Eduilson Coan, Sofia Mohr, Luciana Haag e Fabio Haag; Natura: Isabela Massola; Felipe Braz; Marcel Vieira, Beatriz Silva e Lissa Magnago. Ana Couto: Danilo Cid, Rafael Torres, Gabriel Martoni, João Costa, Luiza Vaz e Renata Príncipe.

Fontes sob medida materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?